Follow Soccerzz on Twitter
      O meu mundo aos quadrados
      José Pedro Pais
      2018/12/29
      E1
      "O meu mundo aos quadrados” é uma coluna de opinião que pretende fugir ao império comunicacional dos três grandes, sob a perspetiva de um adepto do futebol pela positiva, profissional e transparente, que por acaso é boavisteiro.

      2018 foi um ano positivo para o Boavista, de fortalecimento dos pilares da sustentabilidade do clube na primeira liga, ou melhor dizendo, de crescimento sustentado.

      A minha opinião pode, no entanto, não ser partilhada por muitos Boavisteiros, uma vez que assenta sobre uma realidade sobejamente conhecida mas frequentemente esquecida por todos: a debilidade económica e financeira do Boavista.

      Para o adepto comum, a evolução do clube ver-se-ia essencialmente na qualidade dos jogadores contratados, na classificação do clube, na comunicação ou no merchandising do clube.

      Na minha opinião, a evolução do clube vê-se essencialmente na capacidade de aproximação a uma situação de viabilidade económica e financeira.

      O clube (de forma simplista agrego clube e SAD), tal e qual como estava, tinha que assegurar a sua sobrevivência acima de tudo, e isso, por si só, tratava-se de um desafio desmedido.

      Não me interpretem mal, todas as anteriores componentes são muito importantes no crescimento de um clube, no entanto, caso não resolvêssemos definitivamente a nossa situação financeira, de nada adiantaria o sucesso desportivo obtido, faliríamos.

      O Boavista viu-se então no meio de uma autêntica cruzada na sua gestão ao longo destes anos: por um lado, teria que continuar a cumprir com todos os seus compromissos presentes e passados, viabilizando a inscrição da equipa em cada janela de transferências, permitindo garantir a sua sobrevivência; por outro lado, teria que reforçar a sua equipa de forma a garantir a permanência na primeira divisão, uma vez que uma despromoção conduziria, inevitavelmente, à extinção do clube.

      Paralelamente, os adeptos exigiam um “crescimento visível”, indicavam as falhas de funcionamento (na sua maioria do evidente conhecimento da direcção) e aumentavam o seu descontentamento com a direcção de dia para dia...

      Nesta matéria, nada há a apontar aos adeptos. Os adeptos, em geral, não têm que ser conhecedores da plena realidade do clube e não têm que ser sensíveis a matérias financeiras. Não é essa a natureza do adepto. Ainda para mais num clube com a exigência do Boavista.

      Talvez aqui o clube tenha falhado e não tenha sido capaz de comunicar de forma mais eficaz com os seus adeptos. Este é, sob o meu ponto de vista, o ponto negativo do ano de 2018 (e dos anteriores).

      Um trabalho dificílimo portanto.

      Assim, fruto de um trabalho amplamente austero ao longo destes anos, conseguiram-se criar condições de sustentabilidade para o clube, pelo facto de simultaneamente se ter conseguido reduzir - relativamente - o passivo e ter-se conseguido negociar a liquidação deste mesmo passivo (da SAD) no PER em condições francamente positivas.

      A partir de Novembro de 2018, a SAD do Boavista tornou-se viável financeiramente, apetecível para a entrada de novos investidores, e essa para mim é a melhor notícia do ano.

      Não quero com isto dizer que os constrangimentos financeiros do clube tenham desaparecido, porque evidentemente não desapareceram e continuam a ser imensos, mas só o facto de termos criado condições de sustentabilidade na SAD já nos permite encarar o futuro com maior optimismo.

      Simultaneamente a equipa de futebol foi crescendo qualitativamente e isso reproduziu-se também na classificação final da época transacta: melhor classificação (oitavo) e maior número de pontos (45) desde o regresso à primeira liga.

      Fazendo um pouco de “flashforward” até Dezembro de 2018, tivemos eleições no Boavista. Saiu o Dr. João Loureiro (passou para a Presidência do Conselho Geral) e o Dr. Vítor Murta, anterior Presidente Adjunto, passou a Presidente da Direcção. Esta é também uma notícia que marca o ano de 2018, visto que se trata do epílogo da família Loureiro no comando do Boavista.

      O Dr. Vítor Murta tem tudo para reunir consenso entre os adeptos Boavisteiros, uma vez que pode agregar o melhor dos dois mundos: é conhecedor das adversidades que o clube atravessa e por isso colhe a simpatia dos mais apreensivos (onde eu me incluo), e trata-se de um rosto novo que tentará gradualmente implementar as suas mudanças para o clube, agradando dessa forma aos adeptos que pretendiam o virar de uma página.

      Ainda assim, será a consagração do seu trabalho e da equipa por si escolhida, que determinará o sucesso da sua Presidência e o erigir do Boavista. Ultrapassada que está a época eleitoral, é tempo da união de todos à volta da nossa equipa e direcção para juntos ultrapassarmos todas as adversidades que nos serão colocadas até ao final da época. Porque a nós nunca nos ofereceram nada, não será em 2019 que o farão!

      Os meus votos de um extraordinário ano de 2019 para todos os adeptos de futebol em Portugal e, em especial, para os adeptos do Boavista Futebol Clube.



      Comments

      Would you like to comment? Just register!!
      motivo:
      ENo comments made.